terça-feira, 11 de junho de 2013

Desafios do Altar – Lar doce lar

 

Como prometido no artigo anterior, hoje vamos falar de algumas dicas sobre convívio no lar, no caso de morarmos com outro casal,  para que haja paz e harmonia.
Você pediu para eu falar, então vamos lá:
*Regra de ouro: respeito. Saiba respeitar a individualidade e privacidade das pessoas com as quais você mora, a casa é das duas, mas nunca entre no quarto da outra pessoa, ali estão suas coisas pessoais, é o único lugar que ela tem só dela.
*Não imponha a sua vontade, seja flexível, não pode ser tudo do seu jeito, as demais pessoas também têm o direito de escolha.
*Esteja disposta a renunciar e ceder, para isto devemos tratar a pessoas que moram conosco como se fossem a nossa família e não uns desconhecidos com quem temos que compartir nosso lar.
*Todas devem ter bem claro em sua mente que a casa onde moramos não é nossa, pertence à igreja e por este motivo ninguém manda na casa, nem deve tomar decisões sem consultar quem também vive aí. Então tudo que se for fazer em relação a casa deve ser com união e plena concordância. Não existe essa de que, “eu estava primeiro morando aqui, portanto eu que mando na casa”; negativo, a casa está aos cuidados das duas.
* Já vi pessoas que fazem de sua casa um hotel, saem de manhã para sua igreja, volta de noite e se tranca no quarto, só usa a casa para dormir, não convive com a outra esposa de pastor que mora com ela. As duas moram na mesma casa, mas parecem desconhecidas. Imaginem que mau ambiente.
Se queremos ser família, devemos atuar como tal, fazer compras juntas, cozinhar juntas, sentar para comer todos juntos, é assim que as famílias agem, e não cada um para um lado.
*Seja sensível as dificuldades das pessoas, ajude quem está do seu lado. As vezes a esposa quer fazer tanto na igreja e esquece de servir o Senhor Jesus na própria casa, estendendo a mão a quem está do lado dela.
* Você já escutou aquela frase “ah que me perdoem, mas eu de manhã não funciono”, desculpinha esfarrapada para quem acorda de cara amarrada e acha que os outros têm que suportar isso. É muito desagradável você acordar, sair do seu quarto toda feliz e encontrar com a outra pessoa de cara fechada, não da nem bom dia. Será que se você fosse para a igreja pela manhã, ou conversar com o seu líder, você se atreveria a ir de cara feia? Eu duvido, então não faça isso com a outra esposa que mora com você. Um dia mau todo mundo pode passar, agora todos os dias, não é normal.
*Não perca a oportunidade de fazer uma nova amizade, e de deixar a sua marca na vida daquela pessoa com quem comparte o lar.
*Seja limpa e organizada, não deixe seus pertences espalhados pela casa, não se esqueça você comparte a casa com outras pessoas.
Não se esqueça de fazer da sua casa um lar, doce lar.

“Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.    Romanos 12:18

Algumas das dicas foram tiradas do livro “Escolhida para o Altar”.
Gostaria que as esposas dos pastores acrescentassem mais dicas, deixando o seu comentário, ajudará muito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas