segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Raquel e Lia

Raquel pertencia a uma família rica, de pastores e lavradores, homens e mulheres totalmente dedicados ao trabalho. A riqueza de sua família vinha através do único propósito "trabalhar e prosperar". Essa é uma das admirações que Deus tinha sobre essa família (Gênesis 2.15), apesar de não o conhecerem ainda, eles eram politeístas: adoravam vários deuses, Raquel também herdou a beleza da linhagem de Sara e Rebeca sua tia. Alguns copiadores "escribas" descreveram Raquel como "linda", sinônimo de máxima beleza já vista, no texto do original hebraico (בראשית-Bereshit) ela é descrita amorosamente como "bonita de forma e bonita de aparência" (em hebráico: וְרָחֵל הָֽיְתָה יְפַת־תֹּאַר וִיפַת מַרְאֶה). Nos dias de hoje, Raquel na verdade quer dizer "Rosa Amorosa", originalmente dos significados hebreus.
(Gen. 29:17). Como costume de seu povo, Raquel trabalhava na função de pastora de carneiros (Gênesis 29.9), que não era um serviço tão leve assim, além de dividir a tarefa doméstica com sua irmã, Lia.

Lia tornou-se numa mulher de Deus quando sentiu a dor da rejeição, humilhação e solidão por parte de Jacó.
Ela invés de se virar contra Deus, fez o contrário, se voltou para Ele. Lia começou a ter um relacionamento com Deus quando se viu sozinha, quando o seu “suposto” esposo se casou com sua irmã Raquel deixando assim ela como sua cuncubina.
Ao contrário de Raquel, Lia cresceu mais perto de Deus e assim Ele vendo a situação que ela estava passando a abençoou com muitos filhos. Já Raquel apesar de fisicamente ser “perfeita” e ter o amor de Jacó, ela não tinha a mesma fé de sua irmã e obviamente não era abençoada por Deus.
Quando Raquel viu que não estava dando filhos a Jacó que que sua irmã Lia lhe tinha abençoado com vários filhos, logo se apossou de Raquel inveja contra Lia.
Apesar de Raquel não poder ter filhos, ela tinha muitos motivos para ser feliz, mas mesmo assim ela deixou que a inveja lhe cegasse de tal maneira que não conseguia ficar feliz por sua irmã, e apoiar o fato de Lia estar finalmente vencendo na vida.
Sua inveja a cada dia tornava-se tão forte que a única coisa em que Raquel pensava era que sua irmã lhe estava passando na frente e que seu “mundo” perfeito estava sendo pequen para as duas.
Raquel estava tão ceda que revelou sua ira no momento de dar o nome a seu filho. É interessante ver como duas irmãs que receberam a mesma educação eram tão diferentes uma da outra.
Enquanto Lia estava grata a Deus pelos filhos que Ele lhe dara, Raquel só conseguia sentir inveja. Raquel tinha boa aparência, popularidade e o amor de Jacó, mas não era mulher de Deus, e ela se apoiou em tudo isso para se tornar a esposa “perfeita” de Jacó, contudo ela não era nem se sentia completa.
Já Lia mesmo não tendo boa aparência, mesmo sendo desprezada durante toda a sua vida, mesmo sendo considerada um engano por Jacó, ela era uma mulher de Deus, que teve o Próprio Senhor Jesus como seu descendente.
Que coisa tão maravilhosa! Lia foi tão privilegiada, por vezes eu perco tempo com coisas tão insignificantes, dando espaço para sentimentos ruins que na verdade só me fazem mal, quando eu deveria estar preocupada nã com a “perfeição” física mas sim espiritual.
Raquel foi um bom exemplo disso, ela procurava tanto em ser melhor que sua irmã que chegou ao ponto de deixar a inveja dominá-la e de perder a oportunidade de ter uma fé e uma vida com Deus como sua irmã Lia tinha, e de marcar a diferença positivamente.
Raquel tinha tudo mas não tinha nada. E é isso que chamou muito á minha atenção e que eu trouxe para a minha vida, eu posso ter tudo fisicamente, ter um corpo perfeito, ter uma boa vida, um grane amor, dinheiro, mas se não tiver o principal que é Deus em mim de nada me adiantará ter tudo o resto pois não serei completa.
Já Lia mesmo não sendo “perfeita” fisicamente ela era uma mulher de Deus, uma mulher de fé e que fazia a diferença. Mesmo os Homens não reconhecendo isso e desprezando-a, ela tinha grande valor para Deus. Passou por lutas em que de certeza lhe apeteceu desistir, mas tenho certeza que ela não o fez, pelo contrário cada momento dificil deve ter servido para ela se apegar a Deus.
Sinceramente eu sempre que ouvia falar sobre Lia e Raquel sempre achei que Lia era a má da fita e Raquel a boazinha, mas ao aprofundar mais a história dessas duas mulheres da Biblia eu pude tirar um grande exemplo para mim, que mesmo passando por lutas, momentos em que apetece desistir de tudo eu devo olhar somente para Deus, me aproximar mais Dele e nunca esperar ser reconhecida pelos Homens, enho que levantar a cabeça e olhar em frente.
Eu não me tenho que preocupar em agradar aos outros e em ser perfeia fisicamente, não posso deixar o fato de outras pessoas virem e serem abençoadas me faça ter inveja delas, pelo contrário, eu tenho que cuidar da minha alma e preservar a minha salvação, pois no momento certo Deus me abençoará assim como fez a Lia. Mas se eu ficar perdendo tempo a tentar ser melhor que os outros nada acontecerá simplesmente eu comecerei a ficar parada no tempo o que me levará a ficar frustada, a ter maus olhos e certamente a perder a minha salvação.
O importante não é eu ser “perfeita” fisicamente, mas sim espiritualmente pois isso fará grande diferença não só a minha vida mas daqueles que estão ao meu redor.
Raquel vivia invejando não só sua irmã Lia mas os outros também e mesmo já tendo o coração de Jacó vivia para “marcar pontos”. Esse tipo de mulher olha para os outros dos pés á cabeça e por vezes as julgam. Mas a verdade é que sua vida é controlada pela inveja e ela não consegue suportar a presença de uma mulher de Deus.
Ela pode fazer orações, sacrifícios, jejuns, mas acaba se tornando amaldiçoada e incompleta por causa dos seus maus olhos. Um dia, as mulheres que ela rejeita serão honradas pelo Senhor Jesus, não importando o seu passado, a sua aparência ou a sua falta de popularidade.
Isso chamou muito á minha atenção, pois por vezes a gente não sabe o porquê de não ser respondida nem abençoada, mas aqui está o segredo, se a sente tiver maus olhos mesmo que façamos tudo, mesmo que sacrifiquemos nada acontecerá. Por isso eu aprendi que não posso olhar para os outros mas somente para Deus. Porque enuanto eu estiver a olhar para Deus não terei a olhar para o lado ou ao meu redor e assim não terei tempo de ver o que os outros estão a fazer e assim não terei nem maus olhos nem deixarei que a inveja se aposse de mim.
Fica aqui o segredinho , Olhe somente para Deus e ai você não se tornará como Raquel.

1 comentário:

  1. Tem uma coisa que me chateia muito. Parece que a errada era só Raquel... Esqueceram que Raquel que foi enganada e trapaceada por seu pai e sua irmã. Entendo perfeitamente os defeitos de Raquel e que seu maior erro foi se apegar a idolatria e a inveja... Lia também era invejosa... e em nenhum momento exitou em passar a perna em sua irmã... As duas foram invejosas!!!! A diferença é que Lia se apegou mais a Deus, nisso concordo! Mas olhar Raquel como vilã, pra mim é demais.

    ResponderEliminar

Número total de visualizações de páginas