9 de julho de 1977… Num galpão na antiga avenida suburbana – Rio de Janeiro – Brasil. Nasce, oficialmente, o primeiro Centro de Ajuda.
Edir Macedo, foi o seu fundador; depois de 16 anos como funcionário público, deixou o cargo e, com o apoio da família, dedicou-se à Obra de Deus. Atitude que, na altura, foi considerada por muitas pessoas como loucura.
Seguindo as ideologias pentecostais, o Bispo foi captando a atenção de pequenas multidões. A sua paixão em ajudar as pessoas mais necessitadas e menos privilegiadas fez com que o CdA começasse a crescer em popularidade e em número…
Logo, o cultos começaram a ser feitos em cinemas e em salas capazes de acomodar a quantidade de pessoas que queriam ouvir e receber as promessas de Deus.
As mudanças de vida foram acontecendo e em 1990, o Centro de Ajuda contava já com 900 mil fiéis.
Inauguração na Europa
Em Portugal, o Centro de Ajuda abriu as suas portas em 1989, mas apenas no ano seguinte teve a sua inauguração. O templo estava localizado na Estrada da Luz, em Lisboa e, como algo diferente, teve um começo subtil e discreto. Naquela altura, a única igreja que existia era alugada e pequena, com capacidade para apenas 200 pessoas. Mas o tempo foi passando e o pequeno espaço foi captando a atenção de várias pessoas e, rapidamente, se teve de investir num novo templo.Mantendo a igreja da Estrada da Luz aberta, foi igualmente inaugurada uma segunda casa. Desta vez, no antigo cinema de Alvalade. Seguindo uma evangelização directamente voltada para as pessoas mais discriminadas socialmente e menos compreendidas, os pastores e obreiros do CdA não mediam esforços para ajudar! Através de programas de rádio; evangelização porta a porta foram dando a conhecer a existência desta casa que apregoava a mudança de vida. Graças ao empenho, dedicação e esforço de bispos, pastores e voluntários, o Centro de Ajuda tem crescido a um ritmo acima da média.
Hoje, só em Portugal, conta com cerca de 110 templos, espalhados um pouco por todo o país, e milhares de fiéis. Pessoas de várias etnias, religiões e classes sociais que, através das centenas de portas abertas têm encontrado uma palavra de ânimo… Um porto de abrigo… Uma ajuda para os momentos mais difíceis.
Actualmente, a igreja divulga o seus trabalho através da já habitual evangelização presencial, mas também através das novas tecnologias:
- Internet (através dos sites centrodeajuda.pt e iurdtv.eu);
- Televisão (com uma programação diária a partir da meia noite, na TV Record);
- Rádios espalhadas por todo o país (Record Fm – 107,7 fm; Rádio Liz, em Leiria – 101,3 fm e Rádio Gaia – 95.5 fm… São os postos onde se pode ouvir, diariamente, programas voltados para as pessoas que precisam de uma palavra de apoio);
- A Igreja divulga ainda o seu trabalho através do jornal Folha de Portugal (um semanário com conteúdo generalista que coloca o leitor a par das principais notícias que marcam a actualidade nacional e internacional; e que acompanha ainda o trabalho desenvolvido pelo CdA: desde palestras; obra social; novos projectos e testemunhos de pessoas que conseguiram uma transformação em várias áreas da sua vida)
- Possui uma linha de apoio que tem como principal objectivo fornecer suporte emocional e espiritual. A Linha Amigo 24h está disponível a qualquer hora para atender pessoas que estejam a passar por sentimentos de angústia ou desespero, incluindo aquelas que pensam em suicídio. Já perto de 500 mil pessoas contactaram o Amigo 24h e este número continua a crescer todos os dias. Seja para uma simples informação ou por precisar, desesperadamente, de alguém para conversar, esta linha tem sempre pessoas preparadas para o atender e ajudar.
Com palestras diárias para áreas específicas, como a saúde, família, área financeira e espiritual, que têm como principal objectivo oferecer ajuda e aconselhamento para os vários problemas, a Igreja não prescinde, no entanto, da opinião ou diagnóstico dos profissionais… Pessoas que se apresentem na igreja com problemas de saúde são sempre aconselhadas a visitar o seu médico, e a sua cura apenas é reconhecida pela igreja após confirmação do profissional de saúde.
Projetos em destaque
Desde que inaugurou o primeiro templo, o CdA, em Portugal, tem levado a cabo vários projectos: construção de catedrais maiores e mais acessíveis aos seus visitantes…A cidade do Porto foi a primeira a receber um investimento de grande envergadura; num terreno de mais de 17 mil m2, a catedral tem dois átrios:
- Um principal com capacidade para 2800 lugares sentados
- Um secundário com capacidade para 200 pessoas
- Espaço para livraria
- Restauração
- Escolinha bíblica Infanto-juvenil
O templo, inaugurado em Dezembro de 2013 possui 19.300 m2 de construção divididos por:
- 4 subsolos com 3000 m2/cada para lugares de estacionamento privado e público
- 2 pavimentos para a igreja (com 4.500 m2)
- A nave principal de culto que terá capacidade para 1300 lugares sentados
- Uma sala de formação com 70 lugares
- Uma área reservada aos mais pequenos: a escolinha bíblica infantil irá contar com 4 salas de actividades
- O edifício possuirá irá ainda uma área de lazer com café/livraria
- Área administrativa
- 2 estúdios de rádio
- Estúdio de tv
- Refeitório
- 3 pavimentos de habitação
De norte a sul do país e ilhas, edifícios imponentes vão substituindo as igrejas mais antigas e dando espaços mais confortáveis aos membros. A Engiurd é o departamento responsável por todas as construções, remodelações e mantimento das infra-estruturas, em Portugal, na Europa e no mundo.
Num espaço de dois anos, a Engiurd Europa já desenvolveu trabalhos em cerca de 100 templos, onde destacamos a remodelação do Centro de Ajuda no Funchal – com obras no valor de mais de 2 milhões de euros; Évora; Matosinhos; Setúbal; Pontinha; Aveiro; Sevilha; St Denis e a construção do novo auditório do Sede Internacional do Centro de Ajuda na Europa.
CdA no mundo
Com presença em mais de 170 países, actualmente o Centro de Ajuda tem cerca de 50 mil templos em todo o mundo e está presente nos cinco continentes, albergando um total de 13 milhões de membros.Como meio de divulgação do seu trabalho, O Centro de Ajuda utiliza na internet (o portal universal.org – com conteúdos do CdA que já recebeu inclusivamente o prémio ibest na categoria de “religião e esoterismo”; o site centrodeajuda.pt (em Portugal); iurdtv.eu (com programas feitos a pensar em si).
Nos media escritos: o jornal Folha Universal divulga o trabalho evangelistico mas também conteúdos de interesse geral.
Com vários meios de comunicação social, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, o CdA conta ainda com uma editora gráfica – a editora gráfica universal – e uma discográfica, line records.
No mundo, o CdA não pára de crescer, tendo inaugurado recentemente catedrais no Sueto – na África do Sul; na Itália, Roménia e Rio de Janeiro onde está localizada a primeira catedral da Igreja no mundo.
O Templo da Glória do Novo Israel, como é conhecido, está localizado no bairro carioca Del Castilho e tem capacidade para 12 mil pessoas.
Templo de Salomão: o marco dos 37 anos
Mas o CdA não pára por aqui, estando prestes a inaugurar o maior investimento alguma vez feito… É uma réplica do Templo de Salomão, com pedras trazidas de Israel. A nova igreja irá localizar-se em S. Paulo.Será uma mega igreja, com 126 metros de comprimento e 104 de largura, dimensões que superam as de um campo de futebol. São mais de 70 mil metros quadrados de área construída num quarteirão inteiro de 28 mil metros. A altura de 55 metros corresponde à de um prédio de 18 andares.
Com a obra praticamente concluída, o novo Templo será um marco na história do Centro de Ajuda.
O complexo comporta 36 escolinhas bíblicas com capacidade para 1.300 crianças, estúdios de tv, rádio, um auditório para 500 pessoas e um estacionamento para mais de mil carros.
Na área externa haverá ainda um memorial de 250 metros quadrados… Onde será contada a história desta que é uma das igrejas que mais cresce no mundo e que tem ajudado à reconstrução de vidas, por onde passa!
Participe hoje, da reunião comemorativa dos 37 anos de existência do CdA, pelas 20hs num CdA perto de si!
http://centrodeajuda.pt/37-anos/
Sem comentários:
Enviar um comentário