sábado, 8 de setembro de 2012

O temor do homem de Deus

Somente a fé "nua e crua" na Pessoa e na Palavra do Senhor Jesus Cristo é capaz de levar as pessoas à plenitude da vida

 

Quando a Bíblia fala em temor a Deus, não se refere ao sentimento de medo ou pavor, mas a um profundo respeito e reverência, em amor. O sábio rei Salomão, por exemplo, escreveu que "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." (Provérbios 9.10).
Deus é Pai, e qual é o pai que deseja que seus filhos tenham medo ou pavor dele, senão apenas amor e respeito? O cristão precisa ter temor no coração para com Deus, a fim de que fuja do pecado, pois o temor ao Senhor cria no coração dos servos um verdadeiro sentimento de ódio ao pecado, porque também Deus o odeia e abomina.
 Afinal, está escrito: "O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço."(Provérbios 8.13).
Daí é natural que o homem de Deus carregue este sentimento consigo por toda a vida, já que "O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte." (Provérbios 14.27).
As emoções
O homem de Deus nunca se deixa levar pelas emoções, pelo que sente ou deixa de sentir. Ele anda pela fé, na mais absoluta certeza de que o Senhor cumprirá aquilo que prometeu cumprir.
Isto não significa dizer que o homem de Deus tenha que ser insensível, ou não sentir qualquer emoção, de maneira nenhuma! O que se pretende ensinar é que as emoções, ou os cinco sentidos, não têm qualquer vínculo com a fé.
Da mesma forma como a visão não tem nada a ver com a audição, assim também a fé não tem nada a ver com a manifestação dos cinco sentidos. É extremamente importante para o homem de Deus ter consciência deste fato.
Isto porque o diabo tem sido muito habilidoso e um verdadeiro artista manipulador das emoções humanas. Tem levado bilhões de pessoas ao delírio das emoções, quer através da arte, quer através do esporte e, sobretudo, através das religiões.
Se as emoções que a humanidade sente resolvessem alguma coisa, o mundo seria um verdadeiro mar de rosas! Infelizmente, muitas pessoas sinceras, que até têm professado uma fé cristã, levam uma vida infernal porque estão dando muito mais valor às emoções que propriamente à fé.
São pessoas que sempre vão à igreja esperando sentir alguma coisa no corpo, tal como um arrepio, um calor ou uma sensação gostosa correndo por todo o seu ser. É justamente isto que os espíritos enganadores têm sugerido e têm-nas feito sentir.
Ao mesmo tempo, enquanto estão absorvidas nestas emoções falsas, que não transformam suas vidas, elas vão permanecendo acomodadas com o tipo de crença, enquanto o diabo vai corroendo suas vidas.
O homem de Deus jamais permite que isto aconteça com a sua congregação, mesmo que corra o risco de ver a sua igreja vazia, porque sempre procura levar as pessoas à salvação em Cristo Jesus, pela fé, e nunca pela emoção!
Quando o homem não é de Deus, procura ajuntar o maior número possível de ovelhas, com finalidades torpes, escusas e mesquinhas. Para isto, apela para as emoções, a fim de que elas sintam uma alegria artificial e, envolvidas por aquele clima de euforia, sirvam aos seus objetivos gananciosos.
Somente a fé "nua e crua" na Pessoa e na Palavra do Senhor Jesus Cristo é capaz de levar as pessoas à plenitude da vida. É como disse o próprio Deus: "todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma." (Hebreus 10.38).
Quando o Senhor Jesus foi ressuscitar a filha de Jairo (Marcos 5 e Lucas 8), determinou que as pessoas comovidas por um sentimento de tristeza e pesar saíssem do lugar onde estava a menina morta. Foi a partir daí que Ele pôde realizar o milagre. Em outras palavras, para que houvesse a ressurreição e a vida foi necessário que a emoção desse lugar à fé.
Dificilmente um médico realiza uma cirurgia em um ente querido, pois a ética médica não lhe permite isto. Por quê? Acredito que isto aconteça para que ele não confunda as suas emoções com a Medicina no momento da cirurgia.
Ora, se um profissional procura separar as emoções da Ciência, muito mais aqueles que creem em Deus devem saber separar a fé das emoções. E depois, as circunstâncias nem sempre exprimem a realidade e o que se ouve nem sempre condiz com os fatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas