quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Como lidar com alguém que não gosta de Você


Caia na real. Não pense que todo mundo lhe aprecia. E a tendência automática (emocional, sem pensar) é você também antipatizar com as pessoas que demonstram não gostar de você, seja por que motivo for.
Deus nos ama incondicionalmente e somos feitos à imagem e semelhança dEle. Por que, então, Ele consegue amar a todos e nós não?
Bem, se Deus sabe, que tal irmos a um famoso “manual de operações” que Ele mesmo nos deu, e nem sempre consultamos? Sim, é da Bíblia que estamos falando. Vamos a algumas dicas dela:
Ore por orientação – Aqueles que não gostam de você são pessoas com sentimentos reais, com trajetórias de vida que influenciam tudo o que fazem. Às vezes, a antipatia em relação a você nem é proposital, mas uma reação emocional. Não responda fogo com fogo (Lucas 6.27-31). Não insulte se for insultado. É difícil encontrar amor por aquela pessoa? Peça ao próprio Criador do amor. Ore muito – bastante mesmo – a Deus para que Ele lhe permita usar a inteligência e a razão acima das simples e tolas respostas emocionais. Muitos já conseguiram, com isso, transformar desafetos e inimigos em amigos.
Pense em seus motivos – Quando alguém critica alguma atividade sua ou você mesmo, pense: por que você faz o que faz? Pense nisso imparcialmente, honestamente mesmo. Qual é o real motivo que lhe leva a trabalhar com o que trabalha, a agir como age? Esse motivo é uma coisa realmente boa para você e outros? Muitos fazem o bem só porque querem se sentir bons. Outros acham que agem em nome de Deus e podem, com isso, prejudicar outras pessoas, doa a quem doer, com arrogância e frieza. Usam de forma mesquinha e egoísta o poder que lhes foi dado. Não é exatamente o que o Senhor Jesus pregou. Às vezes, aquela crítica recebida pode abrir seus olhos para que enxergue que estava agindo de forma errada, atraindo a antipatia alheia.
Não fique “travado” – Não fique ruminando algo ruim que aconteceu. Cultivar a negatividade é uma das coisas que mais devoram nossas forças. 1 Coríntios 4.3-5 diz algo bem esclarecedor: não julgue ninguém, nem a você mesmo, pois só compete a Deus julgar. Da mesma forma, você pode julgar erradamente sua própria pessoa, justificando seus tropeços e fingindo que sua consciência está leve e tranquila. Se teimar em julgar alguém, vai “empacar” no caminho, pensando um monte de coisas sobre aquela pessoa que vão travar sua caminhada rumo à verdadeira vontade Divina para a sua vida. Quando julga, você abre brechas para que as pessoas fiquem contra você.
Entenda que você é luz – Quando você se submete à vontade de Deus para a sua vida, a glória dEle brilha através de você (2 Coríntios 3.7-18). Mas, se você rebater negativamente as pessoas que ficarem contra você – sim, algumas ficarão –, elas e outras não serão capazes de ver esse brilho, e todo o seu trabalho cairá por terra.
Consequência: se você se liberta dessas reações emocionais, também liberta aquelas pessoas daquela visão negativa que tinham de você.
Vale a pena tentar, não acha?
Você já passou pela experiência de se tornar amigo de algum desafeto ou de quem parecia ser seu inimigo? Compartilhe conosco como foi. Deixe um comentário.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas