domingo, 6 de setembro de 2015

50 Dicas para Blindar a sua Fé

 

Jóias Preciosas está postando os segredos do bispo Macedo para se manter firme espiritualmente. Confira abaixo, estas pérolas para edificação espiritual que foram extraídas da série "50 Dicas para Blindar a sua Fé" publicada na Folha Universal.


1. Acima de tudo, invista na sua salvação.
Deus nos convida a viver ao Seu lado pela eternidade como Seus Filhos. Não há honra maior do que essa para um ser humano. É o único tesouro pelo qual vale a pena lutar com todas as forças, até o fim. Todo esforço e sacrifícios se tornam insignificantes diante dessa recompensa.

Não deixe que nada nesse mundo, NADA, afaste você de sua fé e de Deus. E, se ainda não recebeu o Espírito Santo, busque-O acima de qualquer coisa, pois é através dEle que terá força e coragem para vencer a si mesmo e o mundo, e ter o seu nome escrito no Livro da Vida.



2. Reconheça Deus em seus caminhos:Tenha sempre em mente Quem está guiando seus passos. Muitos chegam até a igreja com uma mão na frente e outra atrás e, após serem abençoados, esfriam e abandonam a Deus. Em pouco tempo estão de volta à condição inicial.

Cuidado para não se deslumbrar com as conquistas e achar que são frutos de sua capacidade. É Deus quem endireita o nosso caminho e nos mantem firmes nele.



3. Faça prova com Deus:

“Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento em minha casa; e provai-me nisso, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós benção sem medida.” (Malaquias 3:10)


Deus nos convida a prová-lo. Se você é fiel, tem o direito de ver essa promessa cumprida em sua vida. Não fique parado, esperando a benção cair do céu. Para colocar a Palavra em prova é preciso fé e atitude. Vá à luta sabendo que Deus é contigo e Ele vai abençoar os seus passos para que a Sua Palavra se cumpra.




4. Agrade a Deus, não aos homens:

“Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1.10)

Faça a vontade de Deus, mesmo que isso possa lhe trazer a inimizade de muitos. Não podemos ter dois senhores. Quando escolhemos fazer a vontade de Deus, o mundo inteiro se volta contra nós.

Não existe como conciliar a Verdade com o jeito desse mundo, pois um é inimigo do outro.




5. Não deixe que sua língua o faça pecar:

Põe guarda, SENHOR, à minha boca, vigia a porta dos meus lábios.” (Salmos 141.3)

Davi sabia que toda palavra tem um peso e que sua língua poderia abençoá-lo ou amaldiçoa-lo, por isso pediu que Deus lhe desse o controle sobre suas palavras.


Se sua língua está sempre disposta a falar mais do que deveria, faça como Davi e peça a Deus que lhe dê o domínio sobre ela. E se esforce para deixar seus maus hábitos.
 
 
 
6. Não fique administrando problemas:

Deus não tortura Seus filhos para prova-los. Se algo ruim está acontecendo em sua visa, esteja certo de que há um mal agindo.


Deus permite os desafios para que, através de uma revolta contra a situação, tenhamos vitórias e cresçamos ainda mais na fé, jamais para nos humilhar e destruir. Quem age assim é o diabo. Portanto, revolte-se!
 
 
 
7. Não tenha medo das ameaças do inimigo:
Quem pode amaldiçoar o que Deus abençoou? Se a sua vida está verdadeiramente nas mãos de Deus, não há inveja, olho gordo ou qualquer maldição que possa chegar até você. O diabo precisa tocar em Deus antes de tocar em você, como será capaz?


Balaão foi pago para amaldiçoar a Israel, mas só conseguiu abençoá-lo ainda mais. O segredo para essa invulnerabilidade é uma vida de sinceridade e obediência a Deus.




8. Não tente alargar a porta
As coisas de Deus não são conquistadas com facilidade, portanto não espere receber o que Ele tem preparado para os Seus filhos sem ter de abrir mão de sua própria vontade.

O evangelho das portas largas, aquele em que você faz as coisas como bem entende e ainda recebe o Reino de Deus como prêmio, é mera ficção do inferno e cilada mortal para muitos. Não se deixe levar pela facilidade.




9. Cuidado com os falsos cristãos

Não dê ouvidos a quem se aproxima com conversas estranhas à sua fé. Mesmo dentro da igreja, há os que tentam desviar sua atenção da Palavra.


São lobos vestidos de cordeiros misturados ao rebanho. Distorcem os ensinamentos, convencem e desviam a muitos. Afaste-se dessas pessoas.
 
 
 
10. Não deixe que sua ira se volte contra você

Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.” (Efésios 4.26,27)

É natural que fiquemos bravos vez ou outra. Isso não afeta nossa vida com Deus, desde que essa ira não tome conta de nós. Se nos enchemos de mágoa, desejo de vingança e outras porcarias, damos livre acesso para que o mal atue.


Se sua ira fez você pecar, arrependa-se, perdoe quem precisa ser perdoado e a vigiar seus pensamentos.
 



11. Seja como uma criança

Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.” (Lucas 18.17).


A absoluta maioria das pessoas se recusa a crer e confiar com a simplicidade e pureza de uma criança. Um bebê se atira nos braços do pai, se ele pedir. Deus pede que nos lancemos em Seus braços como crianças, mas como ser criança tendo malícia e maus olhos? Rejeite essas coisas e não deixe que o impeçam de alcançar o Reino de Deus.
 
 
 
12. Honre sua palavra

Seja porém, a tua palavra: Sim, sim; Não, não. O que disto passar vem do maligno.” (Mateus 5.37)


Tudo o que existe foi criado pela Palavra; e Deus A honra de tal maneira que nem mesmo Ele pode voltar atrás no que disse. Como Pai, espera que Seus filhos ajam da mesma forma. Portanto, honre sua palavra diante dos homens. Cumpra o que prometer e fale sempre a verdade. Assim, sua boca não dará ao mal uma oportunidade de agir em sua vida.



 
13. Seja fiel nos dízimos e nas ofertas

Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” (Malaquias 3.8)

Quer que Deus cumpra as Suas promessas? Então cumpra os seus compromissos com Ele. Nossa relação cm Deus é semelhante ao casamento. A fidelidade é uma obrigação de ambas as partes.

Quando o indivíduo que se diz cristão põe de lado sua fidelidade, ele rompe o seu relacionamento com Deus e se torna um mero ladrão aos Seus olhos.




14. Vigie sempre

Não se distraia com as coisas desse mundo. É fácil perder o foco em Deus quando nos envolvemos com cuidados do dia a dia. São tantas coisas chamando a nossa atenção e competindo por ele que muitos se esquecem do que realmente importa e esfriam na fé.


Mantenha-se conectado a Deus, medite constantemente em Sua Palavra e sempre reserve tempo para ir à igreja e orar. O tempo existe, basta colocar Deus como prioridade.
 
 
 
15. Seja a imagem de Deus nesse mundo

Aquele que diz que permanece nEle, esse deve também andar assim como Ele andou.” (1 João 2.6)

Tudo o que é próprio do mundo deve morrer dentro de você. Se você se tornou uma nova criatura, as pessoas não devem mais ver o seu antigo eu, elas devem ver Jesus.


Essa é a nossa responsabilidade quando conhecemos e vivemos a Verdade.  E não há alternativa, se dentro de você está o Espírito de Jesus, você se torna a cópia dEle.

 


16. Não se assuste com as perseguições

Os nascidos de Deus possuem o Espírito de Deus. Os filhos do mundo odeiam os filhos de Deus porque são possuídos pelo espírito do mundo. Portanto, quando for perseguido e injuriado por causa de sua fé, mantenha-se ainda mais firme nela.


Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e , mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mateus 5.11-12)
 
 
 
17. Disponha-se

Deus usa quem se dispõe a ser usado. E não importa se você não tem capacitação ou habilidade; ao se colocar à disposição de Deus, Ele lhe dará as habilidades de que precisa, basta se dispor a fazer.


Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo homem hábil em cujo coração o SENHOR tinha posto sabedoria, isto é, a todo homem cujo coração o impeliu a se chegar à obra para fazê-la.” (Êxodo 36.2)




18. Creia sem desconfiar

Esperei confiantemente pelo SENHOR; Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmos 40.1)


Para Deus não existe o “confiar desconfiando”. É tudo ou nada. Tenha confiança de que Deus o ouviu, porque você tem a promessa de que será ouvido quando clamar e confiar.




19. Tome posse da promessa de Deus

Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10)

Essa é a profecia do Senhor Jesus para todos nós, mas para tomar posse dela é preciso força e coragem.


Quando Deus deu a terra prometida aos filhos de Israel, ela não veio de mão beijada. Eles tiveram de arrancá-la de seus inimigos. Porém, tinham Deus ao seu lado, não importava quão fortes eram os seus oponentes, o Senhor os entregaria em suas mãos. Como creram nisso, se tornaram fortes; e como tiveram coragem de ir para luta, conquistaram.
 
 
 
20. Se Deus é o seu Pai, ouça-O!

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” (João 8.47)


Escutar a Palavra é diferente de ouvi-la. Para escutá-la só é preciso ter audição, para ouvi-la é necessário crer e obedecer. Ao falar com o povo, Jesus deixou claro que para ser considerado filho de Deus (e ser salvo), é necessário ouvir a Palavra.




21. Fique alerta com as propostas do inimigo

Foque no que Deus vem ensinando para você e diga não a qualquer coisa que tente desviar sua atenção d’Ele.


Estamos sempre recebendo propostas e convites, e alguns até podem parecer bons ou inocentes, mas se forem contra a orientação de Deus, são ciladas. Corte-os pela raiz.




22. Assuma a responsabilidade por sua vida

Não tente justificar seus fracassos apontando o dedo para terceiros. Se sua vida não está como você gostaria, a responsabilidade é toda sua. Faça as escolhas certas e colherá bons frutos. Suas escolhas determinam a vida que você leva



23. Rejeite a ansiedade


É impossível crer e estar ansioso ao mesmo tempo. Quem pensa o contrário está se enganando, pois a raiz da ansiedade é a dúvida. Quando se põe a dúvida de lado, a ansiedade também vai embora e então Deus pode tomar conta de sua vida e suprir suas necessidades.



24. Mantenha sua cabeça no presente

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)

Não fique preso ao passado, nem mantenha seu pensamento lá no futuro. Fazer isso só alimenta tristeza e ansiedade e enfraquece a sua fé.


Passado e futuro não estão em nossas mãos. Fixe sua atenção no presente, porque é onde você está e é onde você pode fazer algo. Plante hoje o que quer colher amanhã, pois o tempo certo é agora.
25. Entenda a Palavra, não só a decore.

Medita estas coisas e nela sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.
(1  Timóteo 4.15)


Quando você ler a Bíblia, não tenha pressa. Medite no que está sendo dito. Aquelas não somente palavras, são o alimento para o seu espírito e força para a sua fé. Decorá-las não lhe trará nenhum benefício. Entendê-las e praticá-las mudarão a sua vida.
 
 


26. Seja dependente só de Deus

Não ponha sua confiança nas pessoas ou nas situações para receber aquilo de que você precisa.

Dependa e confie unicamente em Deus, custe o que custar. Creia que Quem lhe prometeu é fiel para cumprir. Ao fazer isso, mostrará a Deus que sua fé está nEle e é verdadeira. Então Ele ficará ao seu lado nas suas lutas e em tudo você será um vencedor.




27. Saiba quando é momento de orar e momento de agir

A fé é certeza, e a certeza vem de saber qual é a vontade de Deus. Se você não sabe, ore até que Ele lhe mostre. Se você já sabe, comece a agir.

Muitos esfriam na fé simplesmente porque nunca tomam uma atitude, mesmo sabendo o que fazer. Os anos passam, tudo permanece igual e desanimam. Outros esfriam porque tomam decisões baseadas não na certeza, mas no que estão vendo e sentindo. Quando tudo dá errado, também desanimam.

Saiba discernir o que o momento pede, se para orar, agir ou ambos.



28. Não dê ouvidos às palavras de derrota

Quando você começar a fazer algo grande, pode estar certo que aparecerão palavras negativas para tentar fazê-lo desistir. Elas lhe mostrarão problemas e dificuldades, tentarão colocar medo em você e fazê-lo duvidar de sua fé e de Deus.


Não ceda à pressão, mas mantenha-se firme na sua certeza e você será bem sucedido. Seu testemunho glorificará o nome de Deus e aqueles que duvidaram verão que realmente Ele está com você.
 
 
29. Abençoe seus inimigos

Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.” (Romanos 12.14)

Nunca esqueça de que a nossa luta não é contra as pessoas, mas a favor delas. Muitos dos que hoje pregam o evangelho já foram inimigos dele, antes serem abençoados com a Verdade.


O Senhor Jesus nos ordenou amar os nossos inimigos, a bendizer aos que nos maldizem e a orar por quem nos calunia porque assim lhes damos a oportunidade de conhecer a Deus e de serem salvos.
 
 
30. Tenha equilíbrio

Não sejas demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” (Eclesiastes 7.16)

Se você exigir perfeição de si e dos outros, tudo lhe parecerá errado. Qualquer brincadeira inocente será um escândalo e você começará a julgar e condenar tudo e todos à sua volta. Esse é um caminho fácil para abandonar a fé e destruir a si mesmo. Lembre-se de que somos imperfeitos e vivemos em um mundo imperfeito.


Quando não nos consideramos justos aos nossos próprios olhos, mas nos esforçamos para andar na presença de Deus, obedecendo a Palavra, então nos tornamos perfeitos aos Seus olhos. A justiça é dEle e está nEle, não em nós.
 
 
31. Não tente esconder de Deus quem você é

O que move a mão de Deus em nossa direção é a sinceridade. Se o maior pecador do mundo se aproximar de Deus com sinceridade, Ele ouve e responde. Por outro lado, pode ser a pessoa mais religiosa da face da terra, cumpridora de todos os seus deveres na igreja, mas se ela não for sincera, não haverá resposta.


Quando orar a Deus, abra o coração e exponha tudo o que está escondido lá dentro, seja o que for, até porque Ele sabe quem você é. A sinceridade é que prova a sua humildade.
 
 
32. Deixe o dinheiro ser seu servo, jamais seu senhor

O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.” ( 1 Timóteo 6.10)

Muito têm perdido a salvação por conta de uma ambição sem controle, por amarem mais ao dinheiro do que a Deus. Nós nos servimos da fé para conquistar as promessas de Deus, e Ele nos abençoa para que Seu nome seja engrandecido.


Jamais devemos cair no erro de deixar que essas bênçãos fiquem acima de Deus em nossas vidas. Mais importante do que se apossar de bens materiais é alcançar a salvação de nossas almas.
 
 
33. Aprenda a cobrar de Deus aquilo que Ele prometeu

Deus é honesto, e se Ele empenhou Sua palavra, irá cumprir. Se não fosse esse o desejo dEle, não teria prometido. No que se refere aos nossos direitos e deveres, a Lei de Deus funciona da mesma forma que a lei dos homens: se cumprimos nossos deveres, podemos cobrar de Deus as Suas promessas.
 
 
34. Tenha uma visão espiritual do mundo

Não tome decisões de acordo com uma visão natural deste mundo. Se você anda, julga e decide baseado naquilo que vê e entende, tomará muitas decisões erradas.

Baseie sua fé nas promessas de Deus, confie que Ele lhe dará inspiração e guiará seus passos e, mesmo que a lógica do mundo diga para você fazer diferente, creia na Palavra e vá em frente. Quem vive pela fé, crê, para depois ver. É a única maneira de ver Deus agir.


35. Perdoe sempre


Não espere sentir vontade de perdoar, pois seu coração não terá essa vontade. O perdão é uma escolha, uma decisão. É uma atitude 100% racional. Se não nos dispomos a perdoar a quem nos ofende, também não existe a possibilidade de sermos perdoados - e salvos – por Deus. Todos somos pecadores diante dEle. E o Senhor Jesus deixou bem claro quem perdoasse seria perdoado.
 
 
36. Se errou, peça perdão e siga adiante

Tornar-se uma nova criatura não significa deixar de errar. Você continuará sendo um ser humano. A diferença é que agora você odiará pecar contra Deus, pois a vontade dEle passa a ser mais importante do que tudo.


Assim, não fique trazendo à mente os pecados que já foram perdoados, para remoer e se martirizar. Vá em frente e se desvie do mal
 
 
37. Não procure saber o que falam a seu respeito


Faça o que Deus espera de você e deixe que as pessoas falem o que quiserem falar. O Senhor Jesus já havia alertado que aqueles que O seguem sofrerão perseguições e injustiças por causa do Seu nome. Então, não busque tomar conhecimento sobre esse tipo de conversa.  E, se por acaso fica sabendo, não coloque seu coração nessas palavras. Tudo o que desvia sua atenção de Deus, esfria sua fé.
 
 
38. Deixe Deus cuidar dos seus próprios interesses

Cuide dos interesses de Deus e Ele cuidará dos seus. Quando há um problema de ordem legal para resolver, você descansa ao entregar sua causa nas mãos de um advogado bom e de confiança. Então, por que não ficar tranquilo ao confiar suas petições a Deus?

Está escrito que o Senhor Jesus é o nosso Advogado (1 João 2.1) e que com ele tudo vencemos (Romanos 8.37). Preocupe-se em obedecer a Deus, cuidando daquilo que é importante para Ele e você terá não só o melhor Advogado ao seu lado, como o próprio Juiz.

  
 
39. Tudo o que fizer, faça para Deus


Não interessa se o seu trabalho é considerado importante pelas pessoas ou se passa despercebido delas, dedique-se a tudo como se fizesse diretamente para Deus, com todas as suas forças. Você está servindo ao Rei, jamais faça algo de qualquer jeito
 
 
40. Lembre-se de que você é só um vaso de barro.

É Deus quem deve ser glorificado, não você. Por carregarem um tesouro dentro de si  (o Espírito Santo ),  com o tempo muitos se deixam levar pela falsa sensação de que são superiores, de que são algo mais do que simples vasos. Pouco a pouco deixam de ser servos, e acabam por se afastar do Caminho.


Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque dessas coisas me agrado, diz o Senhor.” (Jeremias 9.24)
 
 
41. Preserve sua mente


Escolha bem o que vai entrar em sua casa, em sua cabeça, em sua vida. Quando lemos um livro ou vemos um filme, bebemos do espírito do autor. O mesmo em relação a noticiário, novelas, músicas, etc.
 
 
42. Nunca deixe de ganhar almas

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.” (Provérbios 11.30)

Não importa sua posição na igreja, nem quantas almas você já ganhou, nem mesmo quantas responsabilidade você tem. Quem é salvo, sempre irá querer salvar.


Quando você se dispõe a deixar que o Espírito Santo o use, Ele os usará no trabalho, em casa, na rua... Você será uma fonte transbordante.



43. Não siga o seu coração

Deus é Espírito, e fala conosco através de nosso espírito, de nossa inteligência – e não através das emoções. Use a sua cabeça primeiro, em todos os assuntos, mesmo – principalmente – em sua vida sentimental.

O coração é rebelde, orgulhoso e instável. Para sobreviver às lutas e desafios, a fé precisa da estabilidade que só se consegue pelo uso da Inteligência. 
 
 
44. Mantenha a parceria com Deus

Nunca se esqueça de que depois que criou o Homem, tudo o que Deus fez na terra foi em parceria com a humanidade. Deus não vai iniciar nada sozinho em sua vida, por pior que seja a sua condição. Sozinho, você também não poderá fazer nada que estiver além de seu alcance.

Para ver Deus operar em sua vida é necessário conservar uma parceria com Ele. Então, esteja sempre conectado a Deus, medite na Palavra e ponha em prática o que aprender.


Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3.5,6)


45. Sacrifique


A Bíblia ensina que o Reino de Deus é tomado por violência (Mateus 11.12, na versão Reina Valera). Nunca foi dito que seria algo fácil. Exige renúncia, coragem, disposição para a batalha. Deus não busca os perfeitos, Ele busca aqueles que entregam tudo, lutam com todas as forças e não têm nada a perder.



46. Mantenha sua fé pura

Mesmo que alguém a sua volta dê mau testemunho ou o agrida, fixe sua atenção nas coisas positivas. Deus alerta para que tenhamos bons olhos, olhando sempre o que há de bom no próximo.


Não nos compete julgar quem quer que seja, muito menos contaminar quem está por perto. A malícia destrói a fé e lança a pessoa em trevas. Manter uma fé sincera e a consciência pura é chave para a estrutura inabalável.
 
 
47 – Seja generoso

A alma generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” (Provérbios 11.25)

Quem der também receberá, essa é uma Lei de Deus. Da mesma forma, não se poderá colher aquilo que não se plantar.


Tudo o que você quiser receber, antes você terá que dar. Se quiser receber amor, terá que amar. Se quiser respeito, terá que respeitar. Se desejar honra, terá de honrar.
 
 
48. Lute contra a dúvida

Não dê ouvidos ao que o põe para baixo. A dúvida promove medo, insegurança, preocupações e ansiedade. A fé é essencialmente positiva; o que é negativo a anula e o que é positivo a fortalece.


A fé representa Deus e tudo o que vem dEle. A dúvida representa o próprio diabo e seu reino. Por isso, basta uma gota de dúvida para contaminar toda a sua fé.
 
 
49. Rejeite os pensamentos ruins

Mantenha seus pensamentos ligados aos pensamentos de Deus, ocupando a mente com Sua Palavra, sistematicamente eliminando tudo o que for contrário a fé.


Sempre que surgir um pensamento ruim, imediatamente o repreenda e reaja com louvores a Jesus. Não permita que os maus pensamentos criem raízes em sua mente. Ao rejeitá-los, eles irão embora.


50. Cuidado com as companhias


Ouvir e praticar a Palavra de Deus é necessário para manter a fé. Aproxime-se de quem tem esse mesmo entendimento. Se para isso for necessário evitar certas amizades e ambientes, não pense duas vezes. É melhor ficar só do que na companhia de pessoas que lhe farão tropeçar.

  
 
   
  



 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Número total de visualizações de páginas