sexta-feira, 26 de abril de 2013

Namoro Cristão - Dicas Básicas


 

A prática sexual antes do casamento, aliado ao alto índice de casais infelizes e divórcios, nos leva a questionar, onde estará o problema? Não são poucos os casos, onde o problema pode ser detectado num namoro ou casamento que não tem os princípios da palavra de Deus como referencial de conduta. Aliás, a pós-modernidade trás de volta algumas filosofias, tais quais:

O hedonismo - Se é bom faça
O relativismo - Não existe uma conduta moral universal
O antinomismo - Todo tipo de regra, norma ou lei é repressão
O humanismo - O homem é a medida de todas as coisas (Protágoras)

Tais filosofias, além de servirem de argumento para os céticos e defensores do sexo livre, acabam por influenciar a vida de muitos cristãos, que deveriam exatamente exercer influência como sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-14).

Questões Práticas
1.Quando começar a namorar-- Quando se estiver pronto para enfrentar os desafios que o casamento impõe. Isto implica terminar os estudos, ter um emprego, maturidade, etc.

2.Com quem namorar-- Crente namora com crente (2 Co 6.14-16) da mesma linha de credo e costumes (Nm 36.5-9). Imagine crentes de denominações e posições teológicas diferentes casando-se:

- No final de semana para qual igreja iriam?
- Batizariam seus filhos por imersão ou aspersão?
- Ensinariam seus filhos ou não sobre o batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais?
- Quais costumes adotariam?

3.Motivações erradas para se começar um namoro-- Dentre muitas citamos:
- Aparência física
- Interesses econômicos, políticos e financeiros
- Imposição dos pais
- Influência dos amigos
- Desespero (impulsos sexuais, insegurança, etc.)

4.Como fazer a escolha certa-- Algumas questões precisam ser consideradas na ora de escolher com quem casar-se:

a) O senso da vontade de Deus
- Orar em toda e qualquer situação (1 Ts 5.17)
- Ter a palavra de Deus como instrumento de análise das motivações para o casamento, como também do perfil de conduta do futuro cônjuge (Sl 119.105)
- Analisar as orientações divinas em condições especiais, tendo cuidado de não usar a exceção com regra (Gn 24.10-14). Isso implica o cuidado com os profetas casamenteiros e descasamenteiros.
- Usar o bom senso, e observar a conduta do(a) pretendente como filho (disposição para trabalhar, respeito aos pais, obediência, etc.). Geralmente bons filhos tornam-se bons cônjuges.

b) Senso de afinidade mútua
- Valores e projetos espirituais (dedicação e vocação)
- Valores e projetos pessoais (preferências gerais, filhos, trabalho, estudos, etc.)
- Valores físicos (Aparência, higiene, saúde, etc.)

5. Problemas no namoro cristão - O cristão que inicia um namoro, tem como objetivo o casamento dentro da vontade de Deus, devendo para este fim tomar alguns cuidados, tais como:

- O descompromiso ou "ficar" (Pv 5.18; Ml 2.1-14)
- Intimidades físicas resultantes de tentações, supostas provas de amor, prova de virilidade, imprudência, carnalidade, etc. (I Ts 4.3-7)
- Sexo pré-conjugal (Gn 2.24; I Co 7.9; 2 Co 11.2)

Você que é um jovem cristão precisa entender que um namoro e casamento fora da vontade de Deus só lhe trará desgaste, sofrimento, frustrações e feridas difíceis de serem cicatrizadas.

Vale apena esperar e fazer a vontade de Deus

Visualização

 
 
 
 
 
 
 
Nada é realizado sem primeiro ser visualizado na mente de alguém. Tudo o que você vê ao seu redor, absolutamente tudo o que existe, primeiro foi visualizado por seu criador ou inventor. A visão é o primeiro passo para a solução, a mudança e a realização do qualquer coisa que desejamos.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mulher bem aventurada




Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

Promessa do Dia

" Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão connosco do que os que estão com eles." (2 Reis 6.16)

Atacando o problema

 

Um sábio e um guardião dividiam a administração de um templo.
Certo dia, o guardião morreu e foi preciso substituí-lo.
O sábio reuniu todos os seus discípulos para escolher quem iria trabalhar diretamente ao seu lado.
– Vou apresentar-lhes um problema. – disse o sábio.
– Aquele que o resolver primeiro será o novo guardião do templo.
Terminando o seu curtíssimo discurso, colocou um banquinho no centro da sala. Em cima dele estava um vaso de porcelana caríssimo com rosas vermelhas enfeitando-o.
– Eis o problema. – disse o mestre.
Os discípulos contemplavam perplexos o que viam: os desenhos sofisticados e raros da porcelana, o frescor e a elegância das flores. O que representava aquilo? O que fazer? Qual seria o enigma?
Depois de alguns minutos, um dos discípulos levantou-se, olhou o mestre e os alunos a sua volta. Depois, caminhou resolutamente até o vaso e atirou-o no chão, destruindo-o.
– Você é o novo guardião! – disse o sábio ao aluno.
Assim que ele voltou ao seu lugar, explicou:
– Eu fui bem claro: disse que vocês estavam diante de um problema. Não importa quão belo e fascinante o problema seja, ele tem de ser eliminado. Um problema é um problema. Pode ser um vaso de porcelana muito raro, um lindo amor que já não faz mais sentido, um caminho que precisa ser abandonado, etc. Só existe uma maneira de lidar com um problema: atacando-o de frente e não se iludindo com sua aparência externa.
Assim somos nós diante dos desafios que nos são apresentados. Para alcançarmos os resultados temos que ir com todas as nossas forças contra eles.

Blog Bispo Macedo

domingo, 21 de abril de 2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Promessa do Dia

"... o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias..." (2 tessalonicenses 3.16)

Essa paz que Deus nos promete não é algo momentâneo, mas sim que permanecerá sempre dentro de nós. Não um simples sentimento ou emoção não é algo extremamente especial e que só quem tem sabe o quanto é importante.
Para você ter essa paz dentro de si, primeiramente tem que buscar ter o Espírito de Deus, pois se não o tiver haverá momentos que as lutas virão e você irá se desesperar.
Se não tem ainda essa paz busque-a, pois por maior que sejam as lutas que passemos ela nos tranquiliza e nos deixa calmos em toda e qualquer circunstância, e se você já tem não a perca por nada, Valorize o que tem, pois todos nós sabemos o que é não ter paz. Não perca essa essência por nada.

Bom Dia.

Ângela Costa 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quão rápido você se levantará?

Que você vai cair em algum momento de sua vida, é praticamente garantido. É algo que nós seres humanos parecemos ser especialistas em fazer. Tropeçar no trabalho, no relacionamento, na vida espiritual, nas finanças, nas decisões, nos negócios, nas amizades, nas opiniões, nas expectativas de si mesmo… não faltam pedras no caminho.

Mas o maior problema não é tropeçar nem o cair. A grande derrota de muitos que caem é ficar no chão rolando em autocomiseração. Muita dó de si mesmo, muita disposição para culpar algo ou alguém pela queda, muita lamentação e espírito de vítima.
Muita gente que caiu e ainda está prostrada já poderia estar de pé e bem lá na frente se apenas deixasse de ficar olhando para trás.
A pergunta é:
Quão rápido você será para se levantar?
Depois da queda a única coisa útil a fazer é se levantar e prosseguir com o conhecimento do que fazer para não cair de novo.
Sem dúvida, não cair é a primeira e melhor escolha. Mas se caiu, levante-se. Rápido. Olhe para frente.
E não caia mais.

Bp. Renato Cardoso

terça-feira, 16 de abril de 2013

Promessa do Dia

" A glória desta última casa será maior do que a primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, nesse lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2.9)

Não importa o que você fez até hoje, pois se você se arrepender Deus lhe perdoa e lhe dá uma nova chance.
Não importa se você estava caído, triste, fraco ou desanimado, pois, Deus te pega pela tua mão direita e te levanta, para que você a partir de agora comece uma nova vida, na Sua presença.
Aproveite cada oportunidade que lhe é dada para buscar em Deus uma intimidade maior com Ele.
Se está passando por um momento difícil, não desanime pois Deus diz pra você: Eu sou contigo, e não te deixarei só, creia Nele, não duvide.
A Vitória está mais perto do que você pensa, por isso permaneça firme até ao fim.

Deus Abençoe.

sábado, 13 de abril de 2013

CAIU COM OS DE DENTRO‏

O Rei Joás fez tudo que estava a seu alcance para não CAIR nas mãos dos inimigos de FORA, mas não vigiou, E CAIU com os de DENTRO.

Joás começou bem:

   "No ano sétimo de Jeú, começou Joás a reinar e quarenta anos reinou em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Zíbia, de Berseba. Fez Joás o que era reto perante o SENHOR, todos os dias em que o sacerdote Joiada o dirigia". (2 Reis 12.1,2)

Em todo capitulo 12, vemos o temor, a perseverança o empenho no trabalho de Joás, ele fez tudo certo em relação a fé, trabalhou, reinou, edificou a casa de Deus, se esforçou ao extremo para não cair nas mãos dos inimigos. Ele estava atento, mais estava atento somente com os inimigos de fora, os inimigos "de longe".

Mais sem menos esperar, os inimigos de DENTRO, os da própria casa o mataram. Não caiu FORA, mais CAIU dentro.

"Levantaram-se os seus servos, conspiraram e feriram Joás na casa de Milo, que está na descida para Sila". (2 Reis 12.)


Seja de fé, trabalhe, seja perseverante, fiel, obediente, faça a obra de Deus, se esforce para não cair, nas tentações e siladas do diabo fora do universo da fé. No trabalho (com pessoas perturbadas, problemáticas e desequilibradas), na escola (com falsas amizades, vícios, prostituição), na família (com a perseguição, injustiças, discriminação).

MAIS não se esqueça de vigiar DENTRO DO UNIVERSO DA FÉ (IGREJA), com tudo e todos que estão a sua volta, basta uma palavra, um olhar, uma atitude, um sentimento para alguém fiel, temente e trabalhador CAIR.

Você acredita que Deus lhe chamou para essa obra maravilhosa, para lá na frente você cair?  

Por isso ele disse, vigiai e orai.

Número total de visualizações de páginas